Governo do Estado da Bahia

Apresentação

O Programa de Mestrado e Doutorado em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos  visa capacitar recursos humanos na área de Ciências Biológicas, mais especificamente em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos em nível de Mestrado e Doutorado. Localizado na Região do Sul da Bahia, possui um perfil diferenciado que atenda às demandas regionais e nacionais em Pesquisa & Desenvolvimento & Inovação (P&D&I). 


O Programa de Pós-Graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos teve seu início em 2008 com nota 3. O curso sediado na Universidade Estadual de Santa Cruz nasce a partir da necessidade da inserção regional e nacional de curso de competência na área de Microbiologia na região sul da Bahia e Nordeste do Brasil. O curso foi formado por um grupo de professores da UESC e dois professores externos a Universidade. A primeira visita da CAPES foi realizada em fevereiro de 2008, onde foram discutidos principalmente aspectos da infraestrutura do programa a ser iniciado. Para melhoria da infraestrutura foi necessário a ampliação dos laboratórios e o  compromisso dos pesquisadores com a submissão de projetos que visassem à melhoria da infraestrutura. A infraestrutura laboratorial teve melhorias individuais com aprovação de projetos de fomento externo pelos pesquisadores e apoio institucional para a participação em projetos de grande porte financiados pela FINEP e FAPESB.


A garantia do aporte de infraestrutura foi a obtenção de equipamentos de última geração, os quais são de fundamental importância para o desenvolvimento futuro das atividades ligadas ao presente programa de pós-graduação. O programa agora conta laboratórios no Centro de Biotecnologia e Genética e com o apoio de estrutura computacional do Núcleo de Biologia Computacional e Gestão de Informações Biotecnológicas (NBCGIB).


A gestão da coordenação de 2008-2009 (Dra. Rachel P.Rezende/Dra. Aline Silva)  foi fundamental para instruir e estruturar o PPGBBM nos dois primeiros anos, com ações principalmente de organização de infra-estrutura administrativa e melhoria das condições de trabalho para os discente, com especial atenção para a implementação da sala de computadores, atualmente em pleno funcionamento. O conceito dado pela CAPES no triênio 2007-2009 foi de nota 3 tendo sido levado em consideração o fato de que não haviam ainda alunos egressos e que o programa estava no meio do triênio.


A gestão da coordenação de 2010-2012 (Dra. Cristina Pungartnik/Dra. Ana P.T. Uetanabaro) foi concentrada em melhorar a relação discente-docente com especial atenção para a normatização do programa, introdução de cursos extras dados por doutores convidados que possuem alguma colaboração com os docentes do PPGBBM e que visitam a UESC e oferecem seus conhecimentos sob a forma de cursos. Estes cursos foram abertos para todos os PPG da UESC e os alunos puderam pedir convalidação de créditos.  Assim, estas ações contribuiram para a flexibilização da obtenção de créditos bem como a valorização de atividades formativas extraclasse com qualidade. Entre as atividades de organização interna e burocrática, também foi decidido pelo grupo de professores constantes na época pelo envio de proposta de APCN para termos o doutorado. O inicio do doutorado ocorreu em agosto de 2012 com a primeira turma com 11 alunos matriculados, sendo dois alunos egressos do mestrado e 9 alunos novos.


A atual gestão da coordenação de 2012-2014 (Dra. Cristina Pungartnik/Dr. João C. T. Dias) tem se concentrado em proporcionar aos alunos de mestrado e doutorado as condições adequadas para que o curso de doutorado seja excelente e os alunos de mestrado sejam também beneficiados com as mudanças. Esta gestão está finalizando o triênio da CAPES 2010-2012 e realiza as atividades de preparo para o triênio de 2013-2015, adequando o corpo docente e as atividades para os novos desafios que são necessários para alcançarmos o conceito 5 da CAPES de acordo com as regras da área de Ciências Biológicas 1.


          De acordo com as diretrizes da proposta do programa de Mestrado e Doutorado em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos este programa visa capacitar recursos humanos na área de Ciências Biológicas, mais especificamente em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos em nível de Doutorado na Região do Sul da Bahia, com um perfil diferenciado que atenda às demandas regionais e nacionais em Pesquisa & Desenvolvimento & Inovação (P&D&I).


          O PPGBBM atualmente é composto por 16 professores doutores e tem 63 alunos matriculados; tem a capacidade de ofertar 31 disciplinas e conta com a participação de docentes de outras instituição através de acordo formal de cooperação técnica científica sediados em outras unidades da federação e no exterior. Além disso, o PPGBBM tem uma excelente capacidade de infraestrutura instalada em laboratórios o que permite que os alunos tenham a oportunidade de realizar suas atividades de formação científica de modo diferenciado e com qualidade.

UESC - PPGBBM:

O Programa de Pós-Graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos tem nível mestrado (aprovado pela CAPES em 2007) e nível Doutorado (aprovado pela CAPES em 2012) com nota 4.

Justifica-se pela grande demanda de pesquisas em microbiologia, sendo extremamente importante a busca de métodos para estudo, avaliação da diversidade e da potencialidade dos microrganismos e também de formas de utilização destes dados nas aplicações biotecnológicas.

Além disso, tem forte inserção na região, com ocorrência de importantes ecossistemas ainda preservados, como áreas de Mata Atlântica, Marítimas, Cabrucas e Manguezais.

Continue Lendo..

Links Úteis:

  • Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Núcleo de Biologia Computacional e Gestão de Informações Biotecnológicas (NBCGIB)
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)
  • Sociedade Brasileira de Microbiologia
  • Coleção de Culturas de Microrganismos da Bahia (CCMB)
  • Contatos:

    Telefone: (73) 3680-5165
    E-mail: ppgbbm@uesc.br, ppgbbm@gmail.com
    Endereço: Pavilhão Max de Menezes - 1º andar, Sala 05
    Rodovia Ilhéus-Itabuna, Km 16
    Salobrinho - Ilhéus - Bahia - CEP: 45662.900

    © Copyright 2017 PPGBBM - Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por: D10 Web